Paróquia de Areia Branca realizará quatro missas neste Dia de Finados, sendo três no cemitério da cidade


Cemitério São Sebastião, na zona urbana de Areia Branca (Foto: Reprodução)

Milhares de pessoas são esperadas nos cemitérios das zonas urbana e rural de Areia Branca neste sábado, 2, Dia de Finados. O local de maior concentração de visitantes é o Cemitério Público São Sebastião, na sede do município.
Em alusão à data, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição realizará quatro missas neste sábado, sendo três no Cemitério São Sebastião, e uma no Centro Juvenil Dom Bosco.
De acordo com programação divulgada pela paróquia, na capela do Cemitério São Sebastião serão celebradas missas em três horários: às 6h, às 12h e às 17h. No Centro Juvenil a celebração será às 19h.
Dia de Finados
Finados, ou dia de Finados é o dia criado para honrar e lembrar as pessoas que já faleceram. Esta homenagem é feita no dia 2 de novembro.
A palavra finado é um adjetivo que qualifica algo ou alguém que finou, que chegou ao fim, que está morto. Por esse motivo, o Dia de Finados também é conhecido como Dia dos Mortos.
Nesse dia as pessoas vão aos cemitérios levar flores, acender velas e rezar pelos entes queridos que já morreram. No Brasil, o dia de Finados é feriado nacional.
As tradições variam muito de acordo com o país. No México, por exemplo, as celebrações duram 3 dias, as ruas são enfeitadas e são organizados vários desfiles.
O Dia de Finados é comemorado por ordem da Igreja Católica desde o século XI, que no século XIII determinou que esse dia deveria ser celebrado no dia 2 de novembro.
Em inglês, o Dia de Finados é conhecido como All Souls’ Day, cuja tradução literal é “Dia de Todas as Almas”.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.