Prefeitura e Câmara Municipal de Areia Branca decretam ponto facultativo nesta sexta-feira


Feriado desta quinta é um homenagem aos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu (Foto: Reprodução)

A Prefeitura Municipal de Areia Branca decretou ponto facultativo nos órgãos e entidades da administração direta, indireta e funcional do município, nesta sexta-feria, 4, excetuando-se aquelas atividades que sejam consideradas essenciais.
A Câmara Municipal de Areia Branca também decretou ponto facultativo nesta sexta, e assim como a prefeitura, no âmbito dos dois poderes o expediente volta à normalidade na próxima segunda-feira, 7.
Os decretos assinados pela prefeita Iraneide Rebouças (PSD) e pelo presidente da Câmara, Duarte Júnior (Podemos), respectivamente, estabelecem ponto facultativo um dia após o feriado estadual dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu comemorado nesta quinta-feira, 3.
O Governo do Rio Grande do Norte também estabeleceu ponto facultativo para o serviço público nesta sexta-feira, um dia após o feriado estadual. Com a publicação do decreto, o atendimento da maior parte dos órgãos ficará suspenso por quatro dias, considerando também o fim de semana.
O decreto do Governo do Estado é do último dia 27 de setembro e foi assinado pela governadora Fátima Bezerra (PT) e pela secretária de Administração, Virgínia Ferreira.
Dia dos Mártires de Uruaçu e Cunhaú
Desde 2006, o dia 3 de outubro é feriado estadual em comemoração ao Dia dos Mártires de Uruaçu e Cunhaú, segundo Lei Nº 8.913. O movimento de turismo religioso foi iniciado desde a beatificação dos mártires, que aconteceu na Praça de São Pedro, no Vaticano, no dia 5 de março de 2000.
Em 2017, os 30 mártires de Cunhaú e Uruaçu – massacrados em terras potiguares no ano de 1645 – foram declarados santos, pela Igreja Católica, durante cerimônia no Vaticano. A cerimônia de canonização foi presidida pelo Papa Francisco, contou com 450 concelebrantes e foi acompanhada por aproximadamente 50 mil pessoas, que lotaram a Praça de São Pedro.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.