Projeto que cria o maior programa social de Areia Branca é aprovado por unanimidade, na Câmara


Duarte Júnior (centro) presidiu a sessão, secretariado por Aldo Dantas e Rebeca Melo

Com o aval da Câmara Municipal de Areia Branca, a prefeita Iraneide Rebouças (PSD) está criando o mais abrangente programa social da história do município. Trata-se do Programa Municipal de Transferência Condicionada de Renda, Qualificação Profissional e Inserção Social, o Renda Cidadã, aprovado por unanimidade na sessão extraordinária desta segunda-feira, 30, onde estiveram presentes os 11 vereadores da atual legislatura.
O projeto enviado pelo Executivo municipal para apreciação dos vereadores, pedia que a matéria tramitasse em regime de urgência. A aprovação se deu após debates entre situação e oposição, com o presidente da Casa, vereador Duarte Júnior (Podemos), intermediando o diálogo entre as bancadas, que chegaram a um consenso.
 
Um fato relevante na sessão desta segunda-feira, foi a aprovação unânime do projeto por 11 votos, em primeira e única votação, incluindo duas emendas apresentadas pelo vereador Francisco José de Souza Neto, “Netinho Cunha” (PP), da bancada oposicionista. Uma emenda, Modificativa, propondo o quantitativo de beneficiários, bem como o valor fixo/mensal para cada um dos inscritos no programa, e a outra Supressiva, para que qualquer mudança ou alteração no programa passe pela Câmara Municipal.
O Renda Cidadã é um programa de transferência de recursos semelhante ao Bolsa Família do Governo Federal, que tem como objetivo, segundo a prefeita Iraneide Rebouças, promover a inclusão social de famílias extremamente pobres e que estão em risco ou vulnerabilidade social.
Maior programa social do município
Após a sessão, com plenário lotado, o presidente da Câmara, Duarte Júnior, concedeu entrevista à imprensa local e destacou a importância da iniciativa inédita da prefeita Iraneide, que no seu governo tem trabalhado pela valorização dos mais humildes.
 
“Eu não tinha nenhuma dúvida que esse projeto seria aprovado, pois acima das diferenças políticas está a necessidade do povo. A oposição não  votou  a favor do projeto porque é boazinha e sim porque o projeto tem seus méritos e é de extrema importância para a população carente. Quero agradecer a aprovação do projeto nesta casa, pois é um grande bem para as famílias necessitadas de Areia Branca. Esse projeto não deverá ter cor nem número e sim atender apenas a necessidade do povo. Essa casa fez um golaço hoje, tanto situação, quanto oposição, estão de parabéns por essa aprovação. E não poderia deixar de parabenizar a prefeita Iraneide pelo brilhante trabalho à frente do Executivo, agora presenteando as famílias mais humildes, mais carentes, com esse projeto que institui o maior programa social já visto no município”, afirmou Duarte Júnior.
Pelo projeto, o programa Renda Cidadã poderá atender até 2.700 pessoas carentes do município, com um benefício mensal de R$ 300,00.
Na mensagem de apresentação do projeto aos vereadores, a prefeita Iraneide destacou que é uma grande honra poder efetivar esse programa que é pioneiro no município, com o objetivo de cuidar dos que mais precisam em Areia Branca.
Uma ação que reitera o compromisso da gestão com a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos mais necessitados.

Vereadores: Antônio Carlos, Samuel Lemos, Alderi Batista e Renan Souza
Vereadores: “Kinho de Beguinho”, Waguinho Tavernard, “Manezinho do Mel” e “Netinho Cunha”
Fotos: Erivan Silva

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.