Uern realiza obras de infraestrutura no campus central e campi avançados

Crédito da foto: CedidaBiblioteca do campus de Pau dos Ferros foi entregue recentemente
Mesmo em época de crise e recessão, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) tem conseguido angariar recursos para investimentos em obras visando melhorias da infraestrutura do campus central e nos campi avançados. Atualmente, a universidade tem 12 contratos vigentes para execução de serviços estruturantes.
No campus central, está sendo realizada a reforma do bloco de salas das Pró-Reitorias de Extensão (PROEX), de Ensino de Graduação (PROEG) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG), além de reformas e melhorias em setores diversos na unidade.
As melhorias na infraestrutura também podem ser observadas na Faculdade de Direito (FAD). Na unidade, está sendo construído o Núcleo de Prática Jurídica, no campus central. A obra é viabilizada através de recursos de emenda federal e atende a anseio de professores, técnicos e alunos da faculdade. Ainda na FAD, foram realizadas a reforma e acessibilidade nos banheiros, cujas obras já foram concluídas.
Os contratos vigentes asseguram ainda a construção do Centro de Pesquisas Multidisciplinares em Ciências Naturais (CPMCN), um prédio de 405 metros quadrados, envolvendo laboratórios e uma área comum, e a construção do Núcleo Tecnológico Engenharia de Softwares (NTES). Ambas as obras são viabilizadas com recursos advindos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).
Segundo Osmídio Dantas, assessor de Infraestrutura, as obras estão sendo desenvolvidas em diferentes ritmos. “Algumas estão sendo retomadas. Outras estão em fase de finalização ou já finalizadas, é o caso dos banheiros da FAD”, explica. Os serviços são viabilizados por recursos diversos, como emendas federais, estaduais e de projetos financiados por agências de fomentos.
O reitor Pedro Fernandes destaca o empenho da universidade para desenvolver os serviços de infraestrutura no campus central e nos campi avançados. “Apesar de todas as dificuldades, temos conseguido captar recursos para realizar serviços de infraestrutura. Fizemos o serviço de urbanização do campus central, entregamos a biblioteca de Pau dos Ferros e estamos com vários contratos vigentes para realização de obras de melhorias nas unidades acadêmicas”, frisa.

CAMPI AVANÇADOS
Os serviços de melhorias na infraestrutura também contemplam os campi avançados da Uern. No campus avançado de Pau dos Ferros está sendo realizado o serviço do bloco de salas de aula. Também dentro desses contratos vigentes está a construção da biblioteca do campus de Pau dos Ferros, cuja obra foi finalizada e entregue recentemente à comunidade acadêmica.
O prédio da Biblioteca Setorial Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas foi construído com recursos de convênios formalizados entre a Uern e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), através dos editais CT-Infra 2009 e CT-Infra 2014. Orçada em mais de R$ 1,3 milhão, a biblioteca tem uma área construída de 858 metros quadrados. “Essa obra é um marco, um prédio de arquitetura moderna, totalmente acessível, de grande importância para a Uern e região Oeste. Sentimo-nos orgulhosos de ter participado dessa grande obra da nossa universidade”, salientou Osmídio Dantas.
No campus avançado de Natal, está em andamento o serviço de construção da guarita e acessos à unidade. “A obra está em fase de finalização, estamos apenas aguardando uma questão orçamentária por parte da Fapern para poder concluir”, explica o assessor.
Osmídio Dantas enfatiza que a realização das obras é um empenho coletivo de todos que fazem a Uern. “Com todos os esforços do reitor e da equipe, temos conseguido recursos externos ao orçamento da Uern, como as emendas federais e estaduais. Dessa forma, temos executado obras mesmo diante da crise em que o Estado do RN vem passando”, frisa.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.