RN tem quase 9 aposentados para cada 10 servidores da ativa, aponta levantamento

Crédito da foto: Ilustração/InternetOs cálculos foram feitos com base em dados do Anuário Estatístico da Previdência Social
O levantamento do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/FGV) divulgado nesta segunda-feira, 18, pelo Valor Econômico mostra que para cada 100 servidores estaduais ativos no Rio Grande do Norte havia quase 88 (87,4) aposentados ou pensionistas no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do estado em 2017.
O estudo mostra que no Rio Grande do Sul são 162 inativos para cada 100 ativos. Em Minas e no Rio são 128 e 114, respectivamente. Em 14 dos 27 a proporção é de mais de 80 aposentados e pensionistas para cada 100 servidores ativos. Os cálculos foram feitos com base em dados do Anuário Estatístico da Previdência Social.
Atualmente, o regime próprio conta com 4,6 milhões de servidores, dos quais 2,5 milhões correspondem aos ativos e 1,7 milhão é de aposentados. O meio milhão restante é representado pelos pensionistas.
Vilma da Conceição Pinto, pesquisadora do Ibre responsável pelo levantamento, destaca que a proporção entre inativos e ativos é mais alta ainda que a média nos Estados com maiores dificuldades fiscais.
"Os dados mostram uma situação dramática", diz Vilma. "No agregado e em muitos Estados, há um número grande de beneficiários em relação ao de contribuintes, pressionando negativamente as necessidades de financiamento."

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.