Reportagem aborda transformações no litoral após a instalação de parques de energias eólica e solar

Arte: Tulio Medeiros
O litoral do Rio Grande do Norte passou por várias transformações em sua geografia após a instalação dos parques de geração de energias renováveis de fontes eólica e solar. Essas mudanças motivaram o estudante do curso de Comunicação Social da UERN, Carlos Júnior na elaboração de uma reportagem especial sobre a temática.

“Girassol: economia e meio ambiente no litoral” é o título do especial elaborado pelo estudante de jornalismo durante a disciplina de Agência Experimental em Jornalismo, que entre seus objetivos estimula a prática laboratorial dos conteúdos estudados no decorrer da formação, contemplando desde o planejamento da reportagem, a discussão sobre o gênero e a elaboração de um produto jornalístico ao final.

Dividido em três programas, o podcast começa fazendo um resgate histórico sobre a cidade de Areia Branca-RN, destacando as potencialidades econômicas da localidade e a chegada dos complexos de geração de energia. No segundo programa o estudante abordou um estudo recente que fez traçou um panorama atual do setor eólico brasileiro, onde especialistas analisam os impactos no meio ambiente e nas relações sociais em comunidades próximas desses empreendimentos. O terceiro programa reúne depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas impactadas diretamente a partir da chegada dos parques eólicos e solar em Areia Branca-RN, refletindo sobre políticas públicas de diversificação das matrizes energéticas e de compensações socioambientais.

Carlos Júnior explica os motivos para a escolha do assunto e do radiojornalismo como formato para a reportagem. “A escolha do rádio se dá em razão da minha passagem por uma emissora de Areia Branca, onde atuei na redação e na produção de programas jornalísticos com linguagem radiofônica. Decidimos abordar sobre energias renováveis e os impactos ambientais e sociais por vivenciar em uma cidade que teve sua rotina modificada nos últimos anos por projetos grandiosos”, disse.  

Os programas foram enviados para veiculação emissoras de rádio de várias partes do estado e estão disponíveis para download e audição em várias plataformas digitais.


Spotify:

Radiotube:
Reportagem: Carlos Júnior
Orientação: Professora Dra. Daiany Dantas
Edição de áudio e sonorização: Antonio Cidenir
Locução: Laila Zago
Vinheta: Jair Silva

Arte: Túlio Medeiros

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.