Natal se prepara para receber maior edição dos Jogos Escolares da Juventude

Natal se prepara para receber maior edição dos Jogos Escolares da Juventude
Wander Roberto/Exemplus/COB
Natal sedia entre 12 e 25 de novembro a maior etapa já realizada dos Jogos Escolares da Juventude. Uma comitiva do Comitê Olímpico do Brasil (COB) já está capital potiguar para preparar a estrutura do evento. A principal competição estudantil do país terá a participação de mais de 5 mil atletas dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e uma delegação do Japão. O novo formato envolverá pela primeira vez os atletas das duas categorias de idade - 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. No total, 2.136 escolas de todo o país participam dos jogos.
A delegação japonesa contará com 23 pessoas, entre atletas, treinadores e oficiais de quatro cidades que irão receber os atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020: Hamamatsu, Sagamihara, Saitamanisa e Chuo.
A etapa nacional terá 14 modalidades em disputa. Além das quatro coletivas, basquete, futsal, handebol e vôlei, também serão realizadas competições de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e wrestling.
Para organizar a classificação das equipes dos esportes coletivos, as seletivas regionais dos Jogos Escolares da Juventude passaram por Natal, Manaus e Joinville. Ao final das três competições, os campeões do basquete, futsal, handebol e vôlei, no masculino e no feminino, nas duas categorias de idade, conquistaram a vaga para a etapa nacional da competição.
- Estamos muito felizes com a mudança de formato, que gera otimização de recursos e possibilita que mais cidades possam receber o evento, aumentando ainda mais a abrangência da competição. Tivemos ótimos retorno das delegações, mas agora vamos para nosso maior desafio, que é a organização da nova etapa nacional, com números grandiosos - disse André Mattos, coordenador geral dos Jogos Escolares.
Os Jogos Escolares da Juventude já revelaram vários atletas para o alto rendimento como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Além delas, nomes como Hugo Calderano, Raulzinho, Ana Claudia Lemos e Leonardo de Deus, que integraram o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, deram seus primeiros passos no esporte nos Jogos Escolares.
Fonte: G1/RN

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.