Vereador chama a atenção da sociedade para o transtorno do espectro autista


“Netinho Cunha”diz que o autismo é um assunto que interessa a todos (Foto: Reprodução/Jailton Rodrigues)

Na próxima segunda-feira, 2 de abril, será celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo. A data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.
O tema foi bastante discutido na Câmara Municipal de Areia Branca este mês, por iniciativa da vereadora Rebeca Melo (Podemos) que teve aprovado na Casa Projeto de Lei de sua autoria que amplia os direitos às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. Um dos benefícios é a inserção do símbolo do autismo nas placas de atendimento prioritário.
A iniciativa da vereadora Rebeca Melo foi muito elogiada pelos seus colegas de legislatura. Entre os que parabenizaram a autora do projeto, está o vereador Francisco José de Souza Neto, “Netinho Cunha” (PP), que dada a importância do assunto resolveu ampliar a discussão, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o TEA.
Para o vereador “Netinho Cunha”, é necessário trabalhar em prol da conscientização quanto ao transtorno. “Em Areia Branca temos muitas famílias com membros autistas. É hora de chamar a atenção do poder público para a necessidade da capacitação dos profissionais que lidam com o transtorno. É preciso ampliar a divulgação de informações sobre o transtorno, bem como proporcionar à criança autista o aprendizado, a socialização e o convívio saudável com outras crianças”, destaca.
Entre as inciativas locais em prol das crianças e jovens com autismo, o vereador cita o trabalho desenvolvido pela Escola Estadual Maria Lauretânia Rolim Bezerra do Vale, juntamente com o Centro de Educação Especial (Ceeslauva).
Trabalho esse que evoluiu muito, segundo “Netinho Cunha”, com a criação da Associação ELO, entidade que reúne pais e amigos em prol de estudos e cuidados das pessoas com espectro autista do Polo Costa Branca.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.