Tubarão baleia de 12 metros morre encalhado em Galinhos

O tubarão baleia de mais de 10 metros que encalhou na tarde desta guinta-feira, 21, na praia do Farol, em Galinhos, não resistiu. Com ajuda de máquinas da Prefeitura, o animal foi enterrado numa área de duna afastado da área urbana.
Bombeiros, IBAMA e o Projeto Cetáceos ainda tentaram desencalhar o animal no final da tarde desta quinta-feira. Numa primeira tentativa dos moradores/pescadores, o tubarão chegou a se afastar, mas logo em seguida retornou, encalhando novamente.
Diante da impossiblidade de devolvê-lo ao mar durante à noite, os especialistas decidiram por aguardar a manhã desta sexta-feira para mais tentativas, porém já era tarde.
O animal está sendo guinchado para ser enterrado numa área próxima.
Os pesquisadores do projeto Cetáceos disseram que este tipo de animal vive em águas profundas e que possivelmente esta é a primeira vez que um encalha no litoral do Rio Grande do Norte, que se caracteriza por ter águas rasas. O Tubarão Baleia pode chegar a 20 metros. O que encalhou em Galinhos tinha cerca de 12 metros e pesava aproximadamente 13 toneladas.
Fonte: De Fato on Line
Tecnologia do Blogger.